Benefícios da Pitanga
- fredericoretzke
- 17 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

A pitanga é uma fruta bastante popular. É rica em cálcio, vitaminas A, C, do complexo B, ferro e fósforo. É uma fruta deliciosa e pode ser consumida de forma natura. A pitanga tem uma série de utilidades e formas de ser consumida na forma de sucos, batidas, geleias e outras sobremesas caseiras. A época da pitanga no Brasil é entre outubro e janeiro e a fruta pode ser encontrada na forma natural ou em polpa congelada nos supermercados. A pitanga é um fruto benéfico no tratamento da diabetes, hipertensão. Essa fruta também fornece propriedades medicinais antivirais, antifúngicas, antitumorais e analgésicas. Saiba mais sobre essa fruta em :
Benefícios do Chá de Pitanga.
As folhas da pitangueira são utilizadas para tratar de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarreia. Além de tudo, as folhas da pitanga tem ação antioxidante, calmante, anti inflamatória e diurética. Agem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. As folhas de pitanga também auxiliam no tratamento de bronquite e reumatismo.A polpa e a folha da pitanga fornece vários efeitos satisfatórios para o nosso corpo. A pitanga ajuda no processo de emagrecimento por causa dos seus efeitos antioxidantes e diuréticos. A pitanga é rica em benefícios, fora tudo isso que já falamos o chá de pitanga tem propriedades calmantes, ajuda na melhora-os dos nossos ossos prevenindo doenças como a osteoporose, combatendo também problemas no sistema digestório.
A pitanga é uma fruta com uma vasta quantidade de vitaminas. Serve como um excelente hidratante natural para cuidar dos cabelos, desacelera o processo de envelhecimento, acaba com os inchaço nas coxas. As propriedades da fruta incluem efeitos anti-inflamatórios, diminui a pressão arterial, previne e combate a artrite e até promove elasticidade na pele! A pitanga além de deliciosa pode ser facilmente incluída nas nossas refeições diárias. A pitanga é composta por componentes que se destacam, são eles : antocianinas, pigmentos antioxidante. Os carotenoides, importantes na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer. E também os fenóis, que funcionam como anti-inflamatórios celulares. Algumas dessa substâncias atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um câncer.

Chá de pitanga – Modo de preparar
Ingredientes
3 colheres (sopa) de folhas de pitangueira
1 litro de água
Modo de fazer
Coloque a água e as folhas de pitanga em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e tampe a panela. Mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e guarde o chá de pitanga em uma garrafa na geladeira.
Chá de pitanga – Bronquite e reumatismo
Ingredientes
Dez folhas de pitangueira
Meio litro de água
Modo de fazer
Adicione as dez folhas de pitanga bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome o chá de pitanga ao longo do dia. Pode ser tomada suas duas maneiras, tanto quente quanto frio.
Observação : Em todo caso, é indispensável aconselhar-se comum médico para adquirir as informações sobre o tratamento correto, principalmente pacientes com doenças crônicas, mulheres grávidas, ou que estejam no período de amamentação e crianças.

Conheça outras receitas para fazer com a pitanga
Receita de suco de pitanga
Recomendado para pessoas que querem perder peso ! Além de ser uma délica esse suco tem poucas calorias.
Ingredientes
Meia xícara de pitangas
100 ml de água gelada
1 colher de chá de mel
Modo de fazer
Coloque em um recipiente, lavar as pitangas e retirar os talinhos, depois adicionar ao liquidificador com a semente e a água gelada. Bater até que a semente solte da polpa. Coe e adicione o mel e servir com gelo.
Comentários