Alecrim
- fredericoretzke
- 14 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

O alecrim é natural do Mediterrâneo onde cresce em solos pobres e pedregosos. É uma planta arbustiva, perene, que você só deverá podar após o segundo ano, resiste ao sol direto e não gosta de solo encharcado. Em um vaso fundo ou diretamente na terra, crescerá em moita de até 1 m de altura. Tem maravilhoso odor enchendo a casa com seu aroma relaxante e alegre. Na primavera brotam suas flores, pequeninas, azuis, brancas ou rosas. Esta é uma erva de sol, que traz a energia solar para quem a usa, ou seja, traz alegria e boa disposição. Na medicina popular é usada para problemas de sistema nervoso, que ajuda nos casos de debilidade cardíaca ou emocional. Tem vários usos distintos relatados na literatura sobre medicina popular. O alecrim pode ser tomado em infusão, sem ferver a planta, ou somente deixando um ramo de alecrim fresco dentro de uma jarra de água, que se tomará durante o dia.
O alecrim na culinária é usado para temperar pães e pizzas, também combina muito com abóbora. Tenta colocar umas de suas agulhinhas no purê de abóbora: delícia.

O alecrim é uma excelente planta medicinal com inúmeras propriedades para a saúde: digestivas, circulatórias, antioxidantes, revitalizantes, etc.
Propriedades do alecrim
O alecrim (Rosmarinus Officinalis) tem as seguintes propriedades para a saúde:
Melhora a circulação do organismo.
É um grande antioxidante.
Melhora a digestão e reduz os incômodos mais comuns, como inchaço, gases e hiperacidez gástrica.
Reduz as dores durante a menstruação, assim como os sintomas mais habituais que a acompanham (enxaqueca, retenção de líquidos, etc.).
Facilita a função do fígado e da vesícula biliar e, como consequência, é um excelente remédio para a icterícia (cor amarelenta da pele).
Trata a anemia graças ao seu alto teor em ferro.
Reduz os níveis de colesterol no sangue.
Ajuda a adiar os efeitos das doenças degenerativas.
É um remédio muito benéfico em casos de intoxicação alimentar.

Em infusão
É uma das maneiras mais simples e econômicas de nos beneficiarmos das propriedades desta planta. O mais adequado é tomar uma infusão depois da refeição para facilitar a digestão.
Como preparar?
Coloque um copo (200 ml) de água para ferver. Quando começar a ferver adicione uma colher de chá de folhas secas de alecrim e deixe ferver durante 3 minutos.
Desligue o fogo, cubra a panela e deixe repousar por 5 minutos.
Coe a infusão e ela estará pronta para ser tomada.
Álcool de alecrim
O álcool de alecrim é um antigo remédio que nos permite realizar uma massagem muito agradável para refrescar a pele, aliviar as inflamações que causam câimbras e contraturas e melhorar a circulação em geral (varizes, celulite, etc.).
Como preparar?
Você precisará de um recipiente de vidro que possa ser fechado hermeticamente.
Encha-o de folhas frescas, se possível recém colhidas. O melhor momento é quando a planta está em flor.
Preencha o recipiente com álcool de 96 graus (a venda em farmácias).
Feche o recipiente e deixe macerar durante 15 dias em um lugar escuro.
Agite durante uns instantes todos os dias.
Depois desse tempo, filtre o líquido e o conserve em um recipiente de vidro escuro e bem fechado, em um lugar fresco e seco.
Óleo essencial para o cabelo
O óleo essencial é uma opção muito cômoda para ter o alecrim sempre à mão. É muito benéfico, por exemplo, para a saúde de nosso cabelo, já que melhora a circulação do couro cabeludo e previne sua queda.
Para usá-lo podemos adicionar umas gotas de óleo ao shampoo habitual e continuar usando sempre.
Se quisermos fazer um remédio pontual podemos misturar um pouco de óleo de coco com algumas gotas de óleo essencial de alecrim e usar essa mistura para massagear todo o cabelo. Deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo.
Coe a infusão e ela estará pronta para ser tomada.
Como fazer óleo de lavanda caseiro
Instruções:
1
Para fazer óleo de alecrim caseiro, você precisar dos seguintes ingredientes:
250 ml de azeite de oliva;
1 xícara de alecrim ou 4 ramos de alecrim fresco.
2
Para começar a fazer o óleo de alecrim caseiro deverá lavar bem o alecrim, deixar que seque completamente. De seguida, coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo durante cerca de 3 minutos.
3
Após esse tempo, adicione o alecrim e deixe até começar a murchar. Assim que isso acontecer, deverá deixar por apenas mais um minuto e desligar o fogo.
4
Depois é só retirar os ramos de alecrim, colocar em um vidro e jogar o óleo por cima. Tampe o vidro ou recipiente e guarde por uma semana num local arejado. Depois o seu óleo de alecrim caseiro já estará pronto para usar.
5
Como referi no início, o óleo de alecrim conta com vários benefícios tanto para a saúde como para a pele. Se você sofre de celulite ou manchas de acne, uma das formas de usar o óleo de alecrim é aplicando-o sobre as zonas com celulite ou manchas de acne e deixar a pele absorver o produto.
6
O óleo de alecrim também pode ser usado para melhorar o estado do seu cabelo, prevenir a queda do mesmo e favorecer o crescimento dos fios. Para o utilizar, você deverá adicionar algumas gotas do óleo de alecrim a algum produto que use no cabelo, pode ser xampu ou cremes. Este produto natural pode ser utilizado tanto se você tiver o cabelo oleoso como seco, que não vai ser prejudicial.
7
Inalar o óleo de alecrim quando você sente a mente cansada também ajuda a melhorar as energias mentais. Além disso, este óleo natural é ideal para fazer massagens e também no caso de dores musculares poderá massagear o óleo no local até à sua total absorção pela pele.
Outros usos que pode dar ao óleo de alecrim caseiro é adicionando-o em escalda pés ou banhos, fazer compressas com ele ou até difusores e aromatizantes de ambiente.
8
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de alecrim caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.
Obs.: este óleo serve para colocar no shampoo da dica acima.
os sites greenme.com e ou melhor com saúde. Agradeço
Comentários