Ewá
- fredericoretzke
- 13 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios pelo odú obeogundá.
Lenda de Ewá
De certa feita estando Ewá à beira do rio, com um igba (gamela) cheio de roupa para lavar, avistou de longe um homem que vinha correndo em sua direção. Era Ifá que vinha esbaforido fugindo de Ikú (a morte).
Pedindo seu auxílio, Ewá despejou toda roupa no chão, que se encontrava no igba, emborcou-o em cima de Ifá e sentou-se. Daí a pouco chega a morte perguntando se não viu passar por ali um homem e dava a descrição. Ewá respondeu que viu, mas que ele havia descido rio abaixo e a morte seguiu no seu encalço. Ao desaparecer, Ifá saiu debaixo do igba e levou Ewá para casa, a fim de torná-la sua mulher.
Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu.

Culto a Ewá
Dia da semana: terça-feira
Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa
Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)
Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas
Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade
Saudação: Ri Ro Ewá!
Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens sendo um orixá feito somente em filhos de santo mulheres.
Usa como insígnias a âncora e a espada, ofá que utiliza na guerra ou na caça, brajás de búzios, roupa enfeitada com ikó (palha da costa) tingida. Gosta de pato, também de pombos, odeia galinhas que é seu grande ewó (proibição).
Comentarios